Loulé

“Rota Loulé Social” promove comunicação entre parceiros da Rede

No âmbito do Programa da Rede Social do Município de Loulé, a Divisão de Intervenção Social e Voluntariado enquanto dinamizadora, e na expectativa de fomentar e estreitar laços entre os diversos parceiros da Rede, irá implementar a iniciativa “Rota Loulé Social”.

lle_rede_social

Esta ação enquadra-se na pretensão de reforçar/valorizar a comunicação interinstitucional, entre as várias entidades que desempenham a sua benemérita atividade no Concelho de Loulé. A “Rota Loulé Social” assume um papel essencialmente impulsor, no incentivo de uma articulação próxima entre as diversas instituições.

Em 2015, a “Rota Loulé Social” dará início a um ciclo de percursos, que se estenderão do litoral ao barrocal, com paragem marcada para o centro de Loulé. Esta ação, que se caracteriza pela participação de entidades acolhedoras e de entidades convidadas, realizar-se-á uma vez por mês ao longo do ano, com um breve interregno nos meses de julho e agosto.

Pretende-se que participem nestes percursos cerca de 50 representantes pertencentes às instituições parceiras, estando essa mesma participação sujeita a inscrição prévia. Aos participantes convidados será atribuído um Certificado de Parceiro Benemérito, pelo reconhecimento da sua participação nesta ação. Quanto às entidades acolhedoras, receberão um Certificado de Agradecimento, em reconhecimento pela hospitalidade prestada.

Refira-se que a Rede Social é um fórum de articulação e congregação de esforços das entidades locais (autarquias e organismos públicos e privados sem fins lucrativos) interessadas em participar neste projeto, com vista à erradicação ou atenuação da pobreza e da exclusão social e na tentativa de promover o desenvolvimento social.

A Rede Social assenta nos valores associados às dinâmicas de solidariedade social existentes, nas mais diversas áreas de intervenção, para fomentar a formação de uma consciência coletiva e responsável dos diferentes problemas sociais.

Materializa-se na constituição do Conselho Local de Ação Social ao nível concelhio e através das Comissões Sociais de Freguesia, cujo objetivo é o do planeamento integrado e sistemático, mobilizando competências, recursos das instituições e das comunidades para garantir maior eficácia no conjunto de respostas sociais.

Por: Município de Loulé

Categories: Loulé

4 replies »

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.