Algarve

Algarve em força na BTL 2015 (112 fotos exclusivas)

A  degustação de produtos tradicionais está a ser uma constante no stand do Algarve na edição de 2015 da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que começou na quarta-feira, dia 25, na Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações. Em cinco dias, há lugar a mais de trinta iniciativas promovidas pela Região de Turismo do Algarve (RTA), municípios e empresas algarvias para conquistar os visitantes do maior certame turístico do país.

Das iguarias da ria Formosa, propostas pelo município de Olhão, aos sabores da costa Vicentina, vindos de Aljezur, passando pela laranja de Silves ou pela doçaria de Alcoutim, para os gulosos, não faltam tentações logo desde o primeiro dia. E ainda houve tempo para servir um cocktail preparado com todos os preceitos por uma equipa do turismo de Albufeira.

No dia seguinte (quinta-feira, 26) a mesa foi posta com conservas regionais, numa cortesia do turismo de Portimão e da escola de hotelaria local. Destaque ainda para uma degustação de vinhos do Algarve oferecida pela Comissão Vitivinícola e outra ainda pela Adega do Cantor, a que se juntaram as criações do chef Dieter Koschina, do famoso restaurante Vila Joya (duas estrelas Michelin) e um cocktail servido pelo igualmente luxuoso Vila Vita Parc.

Ainda neste dia, o Município de Loulé apresentou os primeiros nomes confirmados no Festival MED 2015, como o PlanetAlgarve avançou AQUI.

Por sua vez, o Município de Albufeira promoveu, na quinta-feira, a chegada do Portugal Lés-a-Lés a Albufeira e, na quinta-feira, promoveu a Festa do Basquetebol Juvenil, que irá igualmente ocorrer naquela cidade. as apresentações contaram ainda com as intervenções do presidente da Federação Portuguesa de Motociclismo e da Federação Portuguesa de Basquetebol.

A Dieta Mediterrânica, classificada como Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO, ganhou protagonismo ontem, dia 27, com o lançamento, pelo município de Tavira, de um livro e com a degustação de azeite e ervas aromáticas.

Hoje, sábado, foram servidas ostras da ria de Alvor numa demonstração gastronómica promovida pela autarquia de Lagos.

Ainda no stand do Algarve na BTL, todos os dias acontece um workshop de cataplana algarvia (mista ou de polvo com batata-doce) conduzido pelo chef José Niza do restaurante Tertúlia Algarvia, que revela a convidados e visitantes os segredos da confeção deste prato da cozinha regional.

Os novos projetos e experiências na ria Formosa, no rio Guadiana e na costa Vicentina, além da «Algarve Nature Week», evento de turismo de natureza organizado pela RTA, que decorrerá de 11 a 19 de abril, a apresentação de rotas culturais no Algarve e de eventos desportivos e musicais são outros motivos de interesse que têm estado a atrair o trade e o público em geral ao espaço partilhado com municípios e empresas do setor turístico algarvio e onde fazem venda direta de pacotes de férias a preços especiais, na habitual «Algarve Convida».

Texto: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve com RTA

Fotos: Jorge Matos Dias e Pedro Monteiro / PlanetAlgarve

Categories: Algarve, Turismo

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.