Quarteira

Dia do Pescador – Petiscos do Pescador com a Lavada e Nestor a dar show | Dia 2 (80 fotos)

As festividades do Dia do Pescador – Petiscos do Pescador prosseguiram ontem, dia 30 de maio, segundo dia das comemorações com muita animação musical na Praça do Mar. Ao fim da tarde, na Praia de Quarteira em frente à Praça do Mar, teve lugar o ponto alto das comemorações, a tradicional lavada ou arte de arrastar para terra, um dos atrativos desta festa.

Neste quadro ímpar e típico desta antiga vila piscatória, a população é convidada a participar no “puxar a rede” para terra onde se pode ver a riqueza que ainda se encontra nas águas que banham Quarteira, através da quantidade e qualidade do pescado que, ano após ano, é capturado. Esta iniciativa tornou-se, ao longo dos anos, um atrativo para os muitos turistas que já se encontram no Algarve neste período do ano.

A população concentrada na Praça do Mar foi ainda surpreendida com a passagem de um autocarro aberto do Aquashow transportando a equipa de Juvenis do CDR Quarteirense, que se sagraram Campeões Regionais de Futebol.

Paralelamente, Nestor e Nuno – que estão no local durante os três dias do programa – animaram o recinto com música para dançar. Desta vez, Nestor deu show, interagindo com o público, em momentos de boa disposição que surpreenderam os presentes.

Seguiu-se uma Noite de Fados, já noite cerrada, com os fadistas Teresa Viola e Pedro Viola.

Paralelamente, junto à Galeria de Arte Praça do Mar, elementos do Cantinho da Amizade, trajadas a rigor e com um pequeno museu de adereços, recordam a realidade piscatória de outros tempos.

Domingo, 31 de maio

Este domingo, 31 de maio, a cidade de Quarteira e a sua comunidade piscatória assinalam o derradeiro dia das comemorações. Depois de Nestor e Nuno, com música para dançar, Augusto Canário e Amigos vão animar a Praça do Mar com aquele que se prevê venha a ser um animadíssimo Arraial Minhoto.

A gastronomia é outra das vertentes da festa e, durante três dias, os visitantes podem saborear algumas iguarias confecionadas pelas famílias de pescadores de Quarteira nos “Petiscos do Pescador”.

Numa parceria entre a Quarpesca – Associação de Armadores Pescadores de Quarteira, Câmara Municipal de Loulé e Junta de Freguesia de Quarteira, decorre um programa de atividades cujo ponto alto é a tradicional lavada com a participação de pescadores e público em geral.

Veja aqui a reportagem do 1.º dia dos festejos do Dia do Pescador – Petiscos do Pescador.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categories: Quarteira

1 reply »

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.