S. Brás de Alportel

Defender o Futuro da Serra do Caldeirão é a primeira aposta do Município de São Brás de Alportel no novo Quadro Comunitário de Apoio 2020

A serra do Caldeirão tem vindo a ser afetada por incêndios de grande dimensão. É disso exemplo o trágico incêndio de julho de 2012 que devastou metade do território do concelho de São Brás de Alportel. Estes incêndios têm gerado drásticas perdas de rendimento por parte dos proprietários florestais e alterações de habitat e das realidades ecológicas destes locais. Esta dura realidade associada às alterações climatéricas e à perceção de risco elevado ao investimento na gestão florestal têm vindo a causar uma cada vez mais marcada, desertificação das zonas serranas, preocupação que se assume prioritária para o Município de São Brás de Alportel, que tem na Serra do Caldeirão uma das maiores potencialidades turísticas do território e o berço de uma das melhores cortiças do mundo, matéria-prima do setor económico mais representativo do concelho.

Consciente da extrema importância de que se reveste o investimento em infraestruturas de defesa da floresta contra incêndios, a Câmara Municipal de São Brás de Alportel, numa aposta estratégica na prevenção, apresentou uma candidatura ao Programa de Desenvolvimento Rural – PDR 2020, para desenvolvimento de um projeto no valor de 362.679,56€, a executar nos próximos anos.

O projeto incide sobre 4 tipos de intervenção: beneficiação e construção da rede primária da faixa de gestão de combustíveis; beneficiação e construção de pontos de água; beneficiação da rede viária e sinalética de Defesa da Floresta contra Incêndios.

Neste momento a autarquia são-brasense aguarda a aprovação desta candidatura para iniciar este projeto estratégico.

Por: Município de São Brás de Alportel

Serra do Caldeirão - Foto AAC - Associação dos Amigos da Cortelha

Serra do Caldeirão – Foto AAC – Associação dos Amigos da Cortelha

Categories: S. Brás de Alportel

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.