Alentejo

Visita ao Centro de Ciência do Café, em Campo Maior (79 fotos)

Aproveitando a nossa presença em Campo Maior para a cobertura das Festas do Povo, o PlanetAlgarve efetuou uma visita ao Centro de Ciência do Café, nesta vila alentejana. O Centro de Ciência do Café é um espaço de caraterísticas únicas na Península Ibérica, que tem por objetivo reunir todas as temáticas relacionadas com o café.

Com este projeto, a Delta Cafés propõe-se a ultrapassar a tradicional conceção de museu, transformando-o num conceito mais abrangente, que visa não só reforçar a oferta cultural mas também aumentar a oferta turístico-patrimonial da região onde se insere. O Centro de Ciência do Café – Centro de Interpretação, Divulgação Científica e Tecnológica e Promoção Turística da Delta – tem por objetivo proporcionar, a quem o visita, uma viagem interativa ao mundo do Café, viagem essa que se traduzirá num maior e mais rico conhecimento sobre este produto.

O espaço, que pretende ser didático, cultural e científico, onde os visitantes podem encontrar respostas às mais diversas questões relacionadas com o café, interagindo com equipamentos e exposições, foi pensado e criado para promover e valorizar o património cultural português, em geral, e o acervo relacionado com o café em particular.

A conceção arquitetónica do Centro de Ciência do Café, a cargo do Arquiteto João Simão, da DIADE – Arquitetura e Design, procura a transparência entre os diferentes níveis e ambientes para sugerir uma interligação de funções de um edifício polivalente. O edifício é também um lugar de encontro, oferecendo, nomeadamente, espaços de auditório, biblioteca, bar/cafetaria e Estufa, contemplando assim, espaços públicos livres (estacionamento, acolhimento e receção, sanitários, bar/cafetaria, biblioteca); espaços públicos acessíveis (Exposições, Estufa, Auditório); e espaços privados (gabinetes de trabalho, área de bastidores e apoio à Estufa, serviços administrativos).

Destaque ainda para a exposição “RUI NABEIRO, Um Outro Lado”, uma viagem apaixonante que revela outra dimensão da vida do empresário.

Categories: Alentejo

1 reply »

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.