AGENDA

Loulé promove “Fim de Semana Criativo” no âmbito do Dia Mundial do Turismo e das Jornadas Europeias do Património | 26 e 27 de setembro

Loulé, primeira cidade portuguesa a integrar a Rede Internacional de Turismo Criativo, comemora o Dia Mundial de Turismo e as Jornadas Europeias do Património oferecendo aos turistas e residentes um programa diversificado de experiências criativas. Nos dias 26 e 27 de setembro, o “Fim de Semana Criativo” irá demonstrar como o Turismo Criativo proporciona um modo autêntico de experimentar um lugar.

Esta iniciativa irá juntar artistas, agentes culturais e turísticos que irão proporcionar uma participação ativa no património da região. Haverá uma aula aberta de corridinho e danças de roda, composições tipográficas numa gráfica, trabalhos em esgrafitos, uma atividade de joalharia contemporânea inspirada nos mapas da cidade, um workshop de teatro comunitário, várias experiências relacionadas com gastronomia tradicional e uma tertúlia sobre Criatividade, Património e Turismo.

O evento pretende divulgar a iniciativa “Loulé Criativo”, promovida pela Câmara Municipal, e o trabalho que a rede local de agentes está a desenvolver no Município.

Contará com a presença de Caroline Couret, a diretora da Rede Internacional de Turismo Criativo “Creative Tourism Network”, e de um grupo de jornalistas internacionais convidados através de uma parceira com a ATA – Associação do Turismo do Algarve.

A participação nas atividades no âmbito deste evento é gratuita mas sujeita a inscrição.

O projeto “Loulé Criativo” é uma aposta do Município na valorização da identidade deste território. Apoia a formação, a inovação e a atividade de artesãos e profissionais do setor criativo.

A Autarquia pretende alargar e enriquecer a “Rede Loulé Criativo Turismo” com novas atividades e empreendedores que incorporem a cadeia económica do turismo, que contribuam para manter e inovar as tradições, festejar a identidade e criar um ecossistema favorável à criatividade.

Mais informações em www.loulecriativo.pt ou pelo telefone 289 400 829.

PROGRAMA

Sábado, dia 26 de setembro

10h00-13h00 – Aula aberta de Corridinho e baile de roda – Cerca do Convento – pelo “Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão”

10h00-12h30 – Composições tipográficas – atividade criativa numa gráfica artesanal  – Gráfica Comercial – máximo 12 pessoas

10h00-13h00 – Esgrafitos entre as Artes do Ferro e as da Cal – Largo D. Pedro I – Sala dos Serviços Educativos – pelos “Caminhos da Cal e do Barro” – máximo 8 pessoas

10h00-13h00 – Experiência de joalharia contemporânea em torno do património – Museu Municipal/ Sala Polivalente – por Filomeno Pereira de Sousa  – máximo 12 pessoas.

10h00 – 16h30 – Workshop de teatro comunitário “Nos caminhos da tradição” – Antigo Edifício do Atlético – Rua 5 de Outubro (Rua das Lojas) – pelo “Ao Luar Teatro” – máximo 12 pessoas.

Domingo, dia 27 de setembro

16h00-18h00 –  Gastronomia tradicional algarvia – Pátio da Cerca do Convento

– Aprender a fazer doces com frutos secos algarvios – com Ana Figueiras – máximo 10 pessoas.

– Confeção de figuras em pasta de amêndoa – com Sérgio Sousa- máximo 10 pessoas.

– Workshop de tibornas – com “11 da Villa” – máximo 10 pessoas.

– Preparar “carapaus alimados” e conserva de cenouras – com Jesus Dias- máximo 10 pessoas.

18h00 – Entre tapas: Conversas sobre Criatividade, Património e Turismo – 11 da Villa- máximo 50 pessoas.

Com Caroline Couret, João Fernandes, João Guerreiro, Manuela Guerreiro, Carlos Pinto, João Ministro, Teresa Valente, Dália Paulo e moderação de Elisabete Rodrigues.

lle_criativo

Categories: AGENDA, Loulé