Foi aprovado em Reunião de Câmara o projeto de execução para a recuperação e adaptação do Solar da Música Nova para Conservatório de Música de Loulé, sede da Sociedade Filarmónica “Artistas de Minerva” e Auditório Municipal.
Esta intervenção será realizada num edifício da cidade de Loulé de grande valor patrimonial, localizado no topo da Rua Sacadura Cabral, mas que se encontra devoluto e em elevado estado de degradação.
A intervenção neste edifício senhorial, composto por dois pisos e logradouro, pretende recuperar um equipamento que tem uma história muito ligada à música já que, durante vários anos, funcionou aqui a sede da Sociedade Filarmónica “Artistas de Minerva”, também conhecida por “Música Nova”. Nesse sentido, o objetivo é manter essa tradição, através da criação das novas instalações do Conservatório de Música de Loulé (atualmente a funcionar na Avenida José da Costa Mealha), a sede da Banda Filarmónica “Artistas de Minerva” e um Auditório Municipal.
Para além da valorização do património histórico da cidade, o objetivo estratégico inerente a esta recuperação é o de melhorar e reforçar as infraestruturas de apoio ao ensino da música, potenciando uma maior atratividade junto da comunidade, mediante a qualificação das condições de acolhimento e proporcionando condições de estudo e bem-estar, procurando assim desenvolver dinâmicas que tornem a cidade num polo musical de referência para o Algarve.
Para uma área bruta de construção total de 2622,00m2 estima-se nesta fase que a obra tenha o custo de 3.065.523,16 euros.
Categories: Loulé