AGENDA

Conferência “Eleições e Eleitos Municipais nos finais do Antigo Regime. O caso de Loulé (1799-1801)” no Arquivo Municipal | 17 de outubro

No âmbito do ciclo “O documento que se segue”, a 17 de outubro, pelas 15h00, o Arquivo Municipal de Loulé recebe uma conferência que tem como tema “Eleições e eleitos municipais nos finais do Antigo Regime. O caso de Loulé (1799-1801)”, apresentado por Teresa Fonseca.

A partir de três documentos do Arquivo Municipal de Loulé – as pautas com os eleitos camarários (três vereadores e um escrivão) para os anos de 1799, 1800 e 1801 – a conferencista abordará o modo de eleição dos agentes do poder local nos finais do Antigo Regime, bem como o nível de interferência da coroa neste processo. Incidirá, mais detalhadamente, sobre o ato eleitoral ocorrido em Loulé a 14 de julho de 1798, que esteve na origem das referidas pautas. E tentará esboçar um retrato socioeconómico da elite dirigente de Loulé, enquadrando este Município no contexto algarvio e nacional coevo.

Teresa Fonseca é licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Mestre em História Cultural e Política pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, é doutorada em História das Ideias Políticas por esta última Faculdade (junho de 2000). Foi bolseira de pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

É professora do ensino secundário, aposentada. Tem 11 livros publicados sobre História Moderna e História Contemporânea de Portugal e várias dezenas de artigos, em revistas municipais e académicas, nacionais e estrangeiras.

Refira-se que o ciclo “O documento que se segue” tem por objetivo promover o Arquivo Municipal e a sua documentação. A entrada é livre.

Arquivo Municipal de Loulé

Arquivo Municipal de Loulé

Categorias:AGENDA, Loulé