Quarteira

Quarteira acolheu a única Consoada de rua do país recriando o verdadeiro espírito de Natal

A cidade de Quarteira foi palco na noite de Natal da única Consoada de rua do país. Numa iniciativa de Miguel Baptista, o jantar de Natal teve lugar no Largo do Centro Autárquico, inundado pelo verdadeiro espírito de Natal, despertando o melhor que há dentro de cada um de nós.

Miguel Baptista contou com o voluntarismo de alguns amigos, entre os quais Lourenço Ribeiro, diretor-geral do hotel Epic Sana Algarve, em Albufeira (que doou ainda o bacalhau e as couves do jantar), Valentim Costa, presidente do CIMAV – Clube Internacional de Vela de Vilamoura e a cabeleireira de Loulé, Valentina, que cortou o cabelo a alguns dos participantes na consoada.

Um jantar para cem pessoas numa noite muito amena para a época e num cenário a rigor.

A iniciativa contou com a generosidade dos quarteirenses com muitas dádivas de alimentos, com os quais se fizeram Cabazes de Natal, vestuário, calçado, livros e brinquedos, distribuídos aos mais necessitados no final do jantar. Destaque para as doações da empresária Mónica, uma das lesadas com a intempérie de 1 de novembro em Albufeira.

De referir ainda que a noite foi animada musicalmente pelo sem-abrigo britânico Roland.

Em declarações ao PlanetAlgarve, Miguel Baptista conta-nos como surgiu a ideia: “Sou fotógrafo e viajo muito pelo mundo. Tenho uma página no Facebook denominada «Queres Viajar Comigo?». Entretanto, divorciei-me e passei os dois últimos natais sozinho. Então, este ano decidi lançar a ideia «Queres Jantar Comigo?». O objetivo era jantar no Terminal Rodoviário de Quarteira com dois sem-abrigo. Lancei a ideia no Facebook e a ideia foi crescendo com inúmeras sugestões, como recolha de alimentos, roupa, calçado e outros artigos e acabou por resultar no que aqui está”.

Miguel Baptista acrescenta que “há aqui algumas famílias com um nível de vida acima da média mas que decidiram sair da sua zona de conforto e jantar connosco para mostrarem aos filhos as dificuldades com que se debatem os sem-abrigo e os mais necessitados”.

Miguel Baptista confessou ainda ter ficado muito feliz com o resultado da iniciativa e surpreendido com a disponibilidade do executivo da Junta de Freguesia de Quarteira: “Não ligo à política nem aos políticos mas as pessoas da Junta de Freguesia de Quarteira surpreenderam-me. São as melhores pessoas da política que já conheci”, revelando que “já estou a germinar outras ideias para fazer em conjunto com a junta, a única autarquia com que quero trabalhar por ser gerida por pessoas maravilhosas.

A iniciativa contou com o apoio logístico da Junta de Freguesia de Quarteira. Por lá passaram, antes e durante o jantar, o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, o presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto e ainda Jorge Guerreiro e Sónia Neves, do executivo da junta.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categories: Quarteira

1 reply »