AGENDA

Sabe o que está a comer?

O projeto regional da Delegação Regional da DECO no Algarve “Sabe o que está a comer?” estará de novo no terreno durante o 1.º semestre de 2016.

logo_deco

Este projeto, iniciado no ano transato, tem como objetivo alertar o consumidor para uma correta interpretação da informação nutricional dos alimentos que consomem diariamente, capacitando-o, desta forma, a fazer uma escolha adequada.

O mote de discussão será a informação oferecida pela tabela nutricional que, atualmente, com mais ou menos detalhe, pretende esclarecer as dúvidas dos consumidores. Neste sentido, considerou-se que seria importante ajudar os consumidores a interpretar essas tabelas, facilitando a sua perceção se, por exemplo, determinado produto tem ou não benefícios nutricionais, se apresenta ou não, excesso de sal, açúcar e gorduras. Com a leitura desta informação essencial, a decisão de consumo poderá ser mais consciente e determinar a frequência de consumo desse produto.

Partindo da questão inicial: será que os consumidores Têm consciência das suas escolhas quando decidem acompanhar, por exemplo, todas as refeições com refrigerante? A DECO e os seus parceiros no projeto, Universidade do Algarve, através da Escola Superior de Saúde e do Instituto Superior de Engenharia, e Administração Regional de Saúde do Algarve, pretendem discutir a necessidade de seguir uma dieta mais equilibrada baseada numa escolha mais consciente dos produtos alimentares consumidos diariamente.

As próximas sessões realizar-se-ão já em Janeiro e deverão prolongar-se pelos meses seguintes.

Por: DECO – Direção da Delegação Regional do Algarve

Categories: AGENDA, Algarve, Consumidor, Saúde