Silves

Bloco Algarve: “Confirma-se o pior cenário para os agricultores de Silves”

 

Em resposta a João Vasconcelos, deputado do Bloco eleito pelo Algarve, o Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, afirmou que a obra de modernização do regadio da Barragem do Arade não tinha sido licenciada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e que o sistema não pode ser utilizado com o recurso à água proveniente da albufeira do Funcho, dado esta ser de menor qualidade e, por este motivo, pôr em causa a abastecimento público do barlavento algarvio. Confirma-se assim o pior cenário possível para os cerca de 700 agricultores do perímetro de rega de Silves, Lagoa e Portimão.

Carlos Martins acrescentou ser necessário voltar ao projeto inicial, em que estava prevista a construção de uma estação elevatória.

“As obras de modernização estão concluídas, corre-se o risco do financiamento no valor de 6,5 milhões de euros ser perdido e apenas, porque falta da ligação do adutor Funcho/Alcantarilha, sem o qual não é possível a rega. Que medidas urgentes irá o Governo tomar para resolver esta situação?”, questionou João Vasconcelos no âmbito da audição ao Ministro do Ambiente no debate em especialidade sobre o Orçamento de Estado.

O parlamentar do Bloco considera que a situação é “muito grave” e “confirma o pior cenário para aos agricultores de Silves”.

O deputado eleito pelo Algarve irá reunir de urgência com a Associação de Regantes e Beneficiários de Silves, Lagoa e Portimão, a fim de encontrarem soluções para este impasse.

Por: Bloco de Esquerda Algarve

bloco-de-esquerda

Categories: Silves