AGENDA

Música, palestra e desporto celebram a Liberdade em São Brás de Alportel

Mesa redonda “A Liberdade não fica por aqui” convida a refletir no que representa o 25 de abril de 1974 atualmente, no dia em que se celebra mais um aniversário da Democracia portuguesa. Em São Brás de Alportel o Dia da Liberdade é assinalado com um programa diversificado e para todas as idades.

O programa “Dias de Abril” continua a ser vivido em São Brás de Alportel com um conjunto diversificado de momentos que celebram a Democracia e a Liberdade! A Tertúlia “Conversas de Liberdade” no passado dia 15 de abril marcou o arranque do programa num serão recheado de contos, com a participação dos Contadores do Alportejo, numa noite plena de memórias, no Bar do Cineteatro São Brás.

O programa prossegue em véspera do dia da Revolução no próximo domingo, dia 24, pelas 21h30, com o espetáculo “Canções de Liberdade”, que o Grupo “Cante Andarilho” levará ao palco do Cineteatro São Brás, numa noite que se aguarda plena de emoção.

No Dia da Liberdade, dia 25, é a juventude quem toma a iniciativa de celebrar o passado e desafiar o presente na construção do futuro. Após a Cerimónia Oficial de Hastear da Bandeira, pelas 10h00, no edifício dos Paços do Município, segue-se uma Sessão Solene Comemorativa, no Salão Nobre da Câmara Municipal, que inicia com a apresentação do livro “Sombra e Sol, vai a rua a duas cores, de autoria de Luís Barriga. A sessão prosseguirá com a realização da Mesa Redonda “A Liberdade não fica por aqui”, uma iniciativa do Clube de Debate, Intervenção e Cidadania em parceria com o Fórum Municipal da Juventude, que conta com o apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, da Associação 25 de Abril, da Associação Civis e da Associação Cultural Sambrasense.

O Coronel Rosado da Luz, em representação da Associação 25 de Abril; o jovem realizador André Badalo; o Presidente da Associação Civis, Afonso Café; o Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vitor Guerreiro; e a representante do Fórum Municipal da Juventude, Patrícia Reis tomarão parte nesta Mesa Redonda que pretende reunir diferentes pontos de vista, diferentes faixas etárias, diferentes experiências de vida, opiniões, anseios e sonhos, numa reflexão sobre os novos desafios que se colocam à Democracia, a Participação e a Cidadania, a “Liberdade que não fica por aqui”…

A sessão pretende estimular a reflexão e o debate e conta ainda com momentos musicais, com a participação do Grupo Fólis e o Coro da Universidade Sénior.

O programa “Dias de Abril” integra ainda mais uma edição dos tradicionais festejos do Grupo Desportivo e Cultural de Machados que desafia ao habitual Jogo de Futebol solteiros vs casados, que nas últimas edições inclui também a versão solteiras vs casadas. Um momento de convívio e descontração, em que mulheres e homens têm iguais direitos ao assumir o mesmo papel num campo de futebol – uma alusão aos novos direitos conquistados pela mulher no período pós-25 de abril.

convite