Loulé

Município de Loulé e In Loco lançam movimento local de combate ao desperdício alimentar

Iniciativa desenvolve-se no âmbito do projeto “Não Desperdice o Nosso Futuro”

No âmbito do projeto “Não desperdice o nosso futuro! – uma aliança europeia de jovens e de autarcas no Ano Europeu para o Desenvolvimento”, a Câmara Municipal de Loulé e a Associação In Loco realizaram no passado domingo, dia 8 de maio, no Mercado Municipal de Loulé, um dia dedicado ao combate ao desperdício alimentar. Foi desenvolvido um conjunto de atividades que visam sensibilizar os agentes do território sobre esta temática, desafiando-os a adotar estilos de consumo mais responsáveis.

O Mercado foi o palco principal desta ação, onde teve lugar um Flash Mob construído com estudantes do Município e Associação Corpo de Hoje, seguido de um showcooking dinamizado pelo nutricionista Alexandre Fernandes, autor do livro “Zero Desperdício na Cozinha”, que desafiou todos os presentes a mudar a atitude na cozinha, através da partilha de receitas que utilizam partes não convencionais dos alimentos, fomentando uma alimentação saudável sem desperdício.

A iniciativa contou ainda com a participação dos chefs Ricardo Bernardo e Paula Miguel, que partilharam dicas para aproveitar alimentos como a fruta feia e os legumes que provavelmente não seriam aproveitados, ao som da música dos Al-fanfare. Estiveram presentes jovens e professores envolvidos no projeto, Instituições particulares de solidariedade social, restaurantes e outras entidades, num total aproximado de 200 pessoas.

Esta componente de animação foi aliada à apresentação de alguns dos resultados do projeto “Não Desperdice o Nosso Futuro”, nomeadamente a Carta Europeia de Jovens e de Autoridades Locais contra o desperdício alimentar, que foi apresentada no dia 22 de outubro 2015, na EXPO Milão, no âmbito do Ano Europeu para o Desenvolvimento dedicado ao tema da Soberania Alimentar. Esta resulta do trabalho colaborativo entre os 11 parceiros de 7 países europeus. Foram apresentados os resultados preliminares do relatório de rastreabilidade do desperdício no concelho de Loulé, que se apresenta como um trabalho pioneiro ao nível nacional, considerando a escala em que é desenvolvido, procurando medir o desperdício e as perdas nas várias fases da cadeia alimentar (desde a produção ao consumo final).

A realização deste conjunto de ações procurou sensibilizar a comunidade sobre o desperdício alimentar, o consumo responsável e o acesso à alimentação, por forma a torná-los agentes responsáveis da mudança na construção coletiva de novos modelos de desenvolvimento e de estilos de vida sustentáveis.

Sabendo que mais de 1/3 dos alimentos produzidos corresponde a desperdício alimentar, “Não desperdice o nosso futuro!” assume-se como um projeto que pretende ter um impacto político, ao mesmo tempo que procurará mudar diretamente as práticas das famílias, a partir do trabalho que será realizado com os jovens das escolas.

“Ama os Alimentos – Salva o Mundo!” é o lema deste projeto.

Mais informações sobre o projeto em www.dontwaste.eu ou www.in-loco.pt.

Categories: Loulé