AGENDA

Fonte do Pé da Cruz, em Faro, reabre amanhã, 23 de dezembro, após obras de restauro

Fonte emblemática está de volta e com ela a luz e as cores, para enriquecer ainda mais esta bonita zona da cidade

A Câmara Municipal de Faro informa que estão praticamente concluídos os trabalhos de recuperação e restauro da Fonte Luminosa do Largo do Pé da Cruz, que recomeçará a funcionar em pleno já a partir do próximo dia 23, pelas 18h00, depois de longos de anos de inatividade.

Os trabalhos de recuperação deste equipamento de gestão municipal contemplaram a limpeza, reparação, impermeabilização e pintura do tanque, a substituição de toda a tubagem e a introdução de um jato de água central rotativo, dois jatos de espuma nos topos e 60 jatos parabólicos, colocados à volta da fonte. No exterior, foram minuciosamente recuperados os azulejos originais e foi eliminada a cercadura de metal entre a relva e o passeio da praça central do Largo do Pé da Cruz.

A eficiência foi tida em conta nestes trabalhos, procurando-se que este equipamento não represente um acréscimo oneroso na fatura energética do Município. Em razão disso, todos os equipamentos colocados são de baixo consumo e os jatos de água serão iluminados com projetores led, com possibilidade de alteração de cores.

De referir ainda que os trabalhos foram levados a cabo em respeito pelas características originais da fonte inicial. Os trabalhos custaram 33.920,00 euros e enquadram-se no Programa Municipal “Faro Requalifica 2”, um plano de intervenções pensadas pelo Município para valorizar o espaço público do concelho, devolvendo conforto, estética e segurança.

Este desfecho acontece pouco tempo depois da reabertura do obelisco dedicado a Ferreira d’Almeida, após reabilitação efetuada pela equipa de conservação e restauro do Museu Municipal. Na perspectiva da autarquia, estes são trabalhos fundamentais que vêm devolver a dignidade a monumentos notáveis do concelho, ajudando a preservar a memória de locais e figuras históricas.

fonte

Categories: AGENDA, Faro