AGENDA

In Versus apresenta “Saudade”, CD de fados e guitarradas de Coimbra, na FNAC Faro | 7 de maio

O grupo In Versus apresenta o disco “Saudade” de fados e guitarradas de Coimbra no próximo dia 7 de maio, pelas 18:30, na FNAC do Forum Algarve, em Faro.

Este projeto conta com o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve, Município de Faro, Associação Académica da Universidade do Algarve, RUAfm, Associação Recreativa e Cultural de Músicos, ZIPMIX e FNAC.

O lançamento do disco “Saudade” marca o percurso musical de quase duas décadas dos In Versus – Grupo de Fados e Guitarradas de Coimbra apresentando registos de estúdio que ilustram a forte ligação à canção de Coimbra e às
guitarradas existente no Algarve. Este registo inclui gravações de todos os elementos que passaram pelo grupo, ainda que alguns já não residam atualmente no Algarve por razões profissionais.

O nome deste trabalho traduz a nostalgia ligada à vida e aos vários momentos que passam e nos deixam sentimentos inesquecíveis. Pretendemos igualmente invocar a ausência do nosso saudoso colega Miguel Drago que não pode mais tocar música connosco mas continuará certamente a influenciar positivamente a nossa forma de ser como pessoas e a forma como entendemos a tradição ligada ao fados e às guitarradas de Coimbra. Em sua memória, gravámos um tema inédito de sua autoria que abre o disco.

A génese do grupo In Versus remonta a 1999. Surgiu fruto da vivência académica proporcionada por anos de convívio no seio da Versus Tuna – Tuna Académica da Universidade do Algarve. In Versus, claramente inspirado no nome da Tuna, mostra as raízes deste projeto nascido entre alunos e antigos alunos da Universidade do Algarve. Este projeto musical contou, ao longo da sua história, com antigos alunos da Universidade de Coimbra, Universidade do Porto e Universidade do Algarve.

São reconhecidos como referência neste estilo musical a sul de Coimbra. O grupo tem marcado presença habitual nas Monumentais Serenatas Académicas. Os espetáculos nas Escadarias da Sé de Faro e no Largo do Carmo, em Faro,
organizados pela Associação Académica da Universidade do Algarve são pontos altos dos festejos da Academia Algarvia. Naturalmente, também têm realizado espetáculos um pouco por todo o Algarve a convite de várias empresas e instituições.

Contam no seu repertório com temas clássicos de Coimbra bem como fados e guitarradas de novas gerações Coimbrãs. Anos 20 a 40 Artur Paredes e Edmundo Bettencourt. Anos 50 a 60 António Portugal, Luiz Goes e António Brojo. Anos 60 e seguintes Manuel Alegre, João Bagão e Carlos Paredes.

Composição

Rodrigo Beja – Voz
Economia na Universidade do Algarve em 2004

Victor Dias – Voz
Engenharia Elétrica e Eletrónica na Universidade do Algarve em 1998

João Pedro Tuna – Voz
Medicina na Universidade do Porto em 2012

Fábio Silva – Voz
Gestão na Universidade do Algarve em 2009

Miguel Drago – Guitarra Portuguesa (saudoso)
Economia na Universidade de Coimbra em 1992

Fernando Santos – Guitarra Portuguesa
Engenharia Alimentar na Universidade do Algarve em 1997

Juvenal Morais – Guitarra Portuguesa
Medicina na Universidade do Porto em 2011

Francisco Simões – Guitarra Portuguesa
Ecoturismo no Instituto Politécnico de Coimbra em 2015
Gestão e Conservação de Recursos Naturais na Universidade de Lisboa / Universidade de Évora 2017

Carlos Lopes – Guitarra Portuguesa
Engenharia Eletrónica na Universidade de Coimbra em 1987

João Catarino – Viola
Português/Inglês na Universidade do Algarve em 1994
Gestão e Administração Escolar na Universidade do Algarve em 2016

Luís Sequeira – Viola
Engenharia Topográfica na Universidade do Algarve em 2004

João Silva – Viola
Engenharia Elétrica e Eletrónica na Universidade do Algarve em 2006

 

Categories: AGENDA, Faro