Castro Marim

Associação Odiana promoveu Pequeno-almoço «à» Baixo Guadiana para promover produtos locais

Em pleno fim-de-semana de Páscoa a Odiana levou a cabo uma iniciativa inédita de degustação gastronómica. Reuniu produtos do Baixo Guadiana e colocou-os verdadeiramente «à prova» no Praia Verde Boutique Hotel (Altura – Castro Marim). Um sucesso a repetir brevemente noutras unidades hoteleiras.

No sábado, dia 15 de abril a Associação Odiana, no âmbito do projeto «Choose our Food» lançou «O Dia do Pequeno Almoço no Baixo Guadiana». Nada mais que uma ação que pretende levar os produtos das áreas da baixa densidade até ao hotéis de litoral. A finalidade é estreitar uma relação comercial para que os hotéis do território passem a usar/comprar produtos agroalimentares do Baixo Guadiana.

Esta iniciativa, que aconteceu no Praia Verde Boutique Hotel foi a primeira de um conjunto de 4 degustações a lançar no território e que surpreendeu os hóspedes com um pequeno-almoço fora do habitual, com muita diversidade e iguarias genuínas. Desde um sumo de laranja natural, ou uma tisana, o pão mais tradicional, uma fatia de queijo ou até um iogurte de leite de cabra, uns apetitosos morangos e uma mão cheia de amêndoas torradas. Continua a «prova» com uma deliciosa torta de alfarroba e mel ou uns saborosos biscoitos de limão acompanhados com compotas várias, desde figo, maçã e canela, abóbora e amêndoa e alfarroba com laranja. Falta o mel, não só com o habitual mel de laranjeira e/ou rosmaninho, mas também os invejáveis favos de mel. A inovadora manteiga de alfarroba e amêndoa, umas trufas com chocolate e amêndoa, ou ainda figo doce, em calda de gengibre, ou seco com funcho. A finalizar, mas a sugerir que o almoço está próximo, o que de melhor senão paio do lombo, presunto e chouriço de porco ibérico?

Foi um conjunto de tentações gastronómicas que reuniu 140 pessoas, a lotação quase total do Praia Verde Boutique Hotel, com turistas de várias nacionalidades e que contou com a colaboração do estabelecimento hoteleiro envolvido.

Trata-se de uma ação idealizada diretamente para dar a conhecer os produtos agroalimentares do território e promover junto da hotelaria a compra/utilização destes produtos de elevada qualidade e com selo do território. “Claro que indiretamente a grande mais valia é que os próprios turistas passam a conhecer os produtos e a poder adquiri-los”, atesta Valter Matias, Diretor da Associação Odiana, garantindo que “a meta é cimentar relações entre hoteleiros e os produtores para que os produtos sejam consumidos nos espaços de hotelaria e restauração”, diz relembrando que grande parte dos hotéis desconhece por vezes a vasta diversidade de produtos agroalimentares existente no Baixo Guadiana. Próximo mês de Maio acontece novo «Dia do Pequeno Almoço» com produtos locais que refletem o que é autêntico e genuíno do Baixo Guadiana.

Esta iniciativa acontece com o selo da Odiana e surge no seguimento das aprovações da Odiana no âmbito dos SIAC (Sistema de Apoio a Ações Coletivas), PO CRESC Algarve 2020, nomeadamente o «Turismo em Zonas de Baixa Densidade (Baixo Guadiana)» -Internacionalização e o «Choose our Food» – Qualificação, cofinanciados pelo Portugal 2020 e União Europeia através do FEDER.

Categorias:Castro Marim