Faro

Grupo Folclórico de Faro representa Portugal nas Jornadas Internacionais de Folclore da Catalunha

O Grupo Folclórico de Faro será o representante de Portugal na 45.ª edição do JIF-Catalunha, um dos mais antigos e prestigiados festivais internacionais de folclore da Península Ibérica.

Este festival de folclore internacional nasceu em 1972, sob o lema “As danças dos Povos para o nosso Povo”. Inicialmente limitado à cidade de Barcelona, estendeu o seu campo de ação, a partir de 1979, a todo o território catalão.

O JIF Catalunha é organizado pela associação ADIFOLK e certificado pelo CIOFF® (Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais) – organização com relações consultivas formais com a UNESCO, acreditada em 2012 como Consultora para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial. O CIOFF® está hoje representado em 101 países dos 5 continentes, que promovem mais de 300 festivais por ano.

Ao longo das 44 edições já realizadas, participaram no JIF Catalunha mais de 250 grupos de um total de 76 países e sete comunidades autónomas. O JIF-Catalunha visa, assim, representar a fusão de culturas e a aproximação dos povos.

Em 2017, o Festival conta com a participação de grupos da Buriácia, Indonésia, Costa Rica, Turquia, República Checa, França, Catalunha e Portugal.

A representação portuguesa é assegurada pelo Grupo Folclórico de Faro, que se deslocará a Barcelona de 22 a 26 de Setembro. O grupo algarvio irá desfilar e atuar nas cidades de Barcelona e Calella.

Recorde-se que o decano dos grupos algarvios é também organizador do maior festival internacional de folclore do sul de Portugal – o FolkFaro – cuja 15.ª edição decorreu no passado mês de agosto.

Grupo Folclórico de Faro

Categorias:Faro