É apenas um homem mas decidiu lançar-se num desafio que irá beneficiar a vida dos utentes da Associação Humanitária de Doentes de Parkinson e Alzheimer, de Quarteira. «Remar para Ajudar» foi uma iniciativa de solidariedade que levou Rogério Machado a completar a Maratona de Remo Fixo (42.195kms) sem parar. E conseguiu. Foi ontem, sábado, dia 30 de junho, no Centro Desportivo Browns, em Vilamoura.
Rogério Machado é um homem comum que decidiu contribuir ativamente para melhorar a vida de quem sofre de Parkinson e Alzheimer.
Lançou a iniciativa ‘Remar Para Ajudar’ que consistiu na realização de 42.195kms, a distância da maratona cumprida por si num Remo Fixo.
O desafio serviu de pretexto para a angariação de donativos para a recente sede da Associação Humanitária de Doentes de Parkinson e Alzheimer, localizada em Quarteira (representada pelo seu presidente, Adelino Rocha e grande parte dos seus dirigentes). Outro objetivo é a sensibilização da população para as características destas 2 doenças degenerativas e para o difícil processo em que os familiares se vêm envolvidos.
Rogério Machado, fisioterapeuta de profissão, encontrou assim a fórmula perfeita para fazer a diferença. “Uma lesão no joelho levou-me a começar a utilizar a máquina de Remo Fixo no ginásio para facilitar a recuperação. Comecei a sentir melhorias e a tomar o gosto pela modalidade. Adoro desafios e pensei em fazer a distância de uma maratona a remar e porque não, canalizar o esforço para um ato de solidariedade. Escolhi esta causa porque o meu tio faleceu com Parkinson e tenho um grande amigo com essa terrível doença”, salienta.
«Remar Para Ajudar» contou com o apoio de várias entidades da região e instituições públicas. A Câmara Municipal de Loulé (representada pelo seu vice-presidente, Pedro Pimpão e pela vereadora Ana Machado) e a Junta de Freguesia de Quarteira (representada pelo seu presidente, Telmo Pinto) juntaram-se à iniciativa, fornecendo apoio logístico para o dia do evento.
Rogério mostrou, efetivamente, que a ação de uma única pessoa pode fazer a diferença.
Há pessoas que têm iniciativas espetaculares para ajudar o próximo. Foi o que fez Rogério Machado, empenhando todo o seu esforço pessoal e físico num desafio que venceu. Um dia muito feliz para todos os elementos da AHDPA, sócios e amigos.
O maratonista cumpriu os 42,195kms no tempo recorde de 3 horas e 21 minutos.
A caixinha dos sonhos somou €9300 (e há mais transferências a entrar).
SORTEIO DE PRÉMIOS
1.º – 1 pacote sócio semanal Browns Vilamoura: senha n.º 40 – Clara Lucas
2.º – 1 almoço/ jantar no restaurante do Browns Vilamoura: senha n.º 11 – Ilídia Floro
3.º e 4.º – Vale circuito terapêutico 7 Seven Spa Vilamoura: senha n.º 83 – Rui Teixeira e senha n.º 35 – Soraia Santos
Categorias:Quarteira
1 reply »