Quarteira

Festa em Honra de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Quarteira | Procissão das Velas 2018

Tem lugar anualmente, nos dias 7 e 8 de dezembro, a Festa em Honra de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da comunidade piscatória quarteirense, de Quarteira e de Portugal.

Esta é a festividade religiosa com maior relevo na freguesia de Quarteira que atrai milhares de fiéis e visitantes de todo o Algarve.

É marcada por três procissões: uma noturna a 7 de dezembro e outras duas em simultâneo, a 8 de dezembro, por terra e por mar, com embarcações decoradas a rigor para o momento solene (reportagem que pode ver em separado).

Assim, na noite de quinta-feira, dia 7 de dezembro, pelas 21 horas, após a celebração eucarística pelo pároco de Quarteira, padre José Joaquim Campôa, a imagem de Nossa Senhora da Conceição saiu da Igreja com o mesmo nome, acompanhada por uma multidão de pessoas na Procissão das Velas em direção à Igreja de S. Pedro do Mar.

Uma celebração que contou com a presença do presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto e de Eduardo Amador, do seu executivo e ainda da vereadora da Câmara Municipal de Loulé, Marilyn Zacarias,entre outros.

Esta é uma festividade tradicional que envolve toda a comunidade local e que consiste num momento do qual Quarteira muito se orgulha.

Tem organização da Paróquia de Quarteira e da Junta de Freguesia de Quarteira, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé.

Por: Jorge Matos Dias/ PlanetAlgarve

Veja também: VÍDEO 1; VÍDEO 2; VÍDEO 3

Categories: Quarteira

2 replies »