Quarteira

QUARTEIRA | Festival Verão Azul com Proyecto Pregunta

O espaço público da cidade de Quarteira foi durante este fim-de-semana, dias 26 e 27 de outubro, o palco de um projeto participativo intitulado “Proyecto Pregunta”, da responsabilidade da prestigiada companhia chilena Mil M2 e inserido no Festival Verão Azul. Em residência com a comunidade local ao longo da semana anterior, e contando com vários voluntários, o “Proyecto Pregunta” visou gerar e disseminar o debate e a participação crítica em espaços públicos, levando os habitantes a colocar questões à sua cidade.

Um projeto realizado em estreita parceria com a Junta de Freguesia de Quarteira, Fundação António Aleixo, Associação Juvenil Akredita em Ti, Escola Secundária Dr.ª Laura Ayres, Movimento “Sou Quarteira” e Colégio Internacional de Vilamoura.

Assim, no sábado de manhã, a estrutura do projeto foi montada junto aos mercados de Quarteira, tendo contado com boa participação de cidadãos que deixaram as suas perguntas relativamente ao futuro.

À tarde, a estrutura percorreu boa parte do areal, sempre com o mesmo objetivo.

Já no domingo, o ponto alto ocorreu na Praça do Mar, onde a equipa montou a estrutura, desafiando os transeuntes a estamparem uma pergunta nas suas T-shirts brancas.

Recordamos que o inquietante Festival Verão Azul tem vindo a acontecer nas cidades de Loulé, Quarteira, Faro e Lagos com uma programação questionadora, ousada e implicada com a atualidade. Desde a performance às artes visuais, da música experimental ao teatro e dança, muitas e variadas são as propostas a pensar nos vários públicos e idades, num evento imperdível que pela primeira vez, em 2019, se realiza numa lógica bienal.

O festival é produzido pela estrutura casaBranca, sendo cofinanciado pelo programa 365 Algarve/Governo de Portugal, Turismo do Algarve e Região de Turismo do Algarve. É uma coprodução da Câmara Municipal de Loulé/Cine-Teatro Louletano e do Teatro das Figuras em Faro, com apoio financeiro das autarquias de Lagos e Faro. Nesta 9.ª edição, artistas nacionais e internacionais convidam o público a pensar o conceito de Antropoceno – era geológica que se carateriza pelo impacto das ações do Homem no seu habitat, provocando desequilíbrios no mundo. Assim, segundo a organização, “celebra-se a arte, a leveza do encontro e pensa-se o mundo e as suas problemáticas atuais”.

Categories: Quarteira