Monchique

Covid-19 | Monchique lança Plano de Contingência Municipal

O Município de Monchique, tendo em consideração as medidas de contingência excecionais adotadas no contexto de mitigação do novo coronavírus, e integradas no seu Plano de Contingência Municipal, tem vindo a atuar em diversas áreas no que toca ao combate à disseminação e controlo desta epidemia.

Desde a ativação deste plano, inicialmente focado na organização dos Serviços e nas áreas da sensibilização/informação para diversos públicos-alvo, da desinfeção e higienização de espaços públicos, tem este Município intensificado ultimamente a sua ação no desenvolvimento de medidas a diversos níveis, particularmente no apoio social, área fortemente assinalada como prioritária para evitar ao máximo os danos físicos e psicológicos resultantes da epidemia.

Neste seguimento, e consciente da importância de adequar as respostas às necessidades da população, o Município de Monchique dispõe, a partir de hoje, de uma linha gratuita de Apoio Psicossocial às Famílias, Idosos e Pessoas Isoladas do concelho de Monchique, através do número 800 500 344. Pode também utilizar o contacto via e-mail: apoio.psicossocial@cm-monchique.pt.

Preparada para ser uma voz amiga e um apoio a todos os que se encontram mais isolados ou se sintam mais sozinhos ou vulneráveis, esta linha de apoio psicossocial será um instrumento importante no fortalecimento da perceção de suporte social por parte da Comunidade de Monchique, contribuindo assim para uma maior resiliência face à situação atual.

A linha de apoio psicossocial tem como objetivos principais:
a) Prestar apoio psicossocial a indivíduos e famílias, a fim de minimizar o impacto negativo do atual problema de saúde pública na vivência diária, facilitando informação e uma sensação psicológica de segurança;
b) Informar as famílias sobre os apoios e recursos disponíveis no concelho, promovendo a sua conexão à rede de suporte social através da articulação com as respostas da Rede Social de Monchique.

Neste âmbito, a linha de apoio psicossocial constitui-se como uma ferramenta que contribui para combater as vulnerabilidades associadas ao isolamento social, bem como para facilitar a mobilização de estratégias pessoais que previnam ou minimizem as reações agudas de stresse expectáveis neste tipo de contexto de incerteza e medo, através da literacia para a saúde.

Esta linha resulta da parceria entre a Câmara Municipal de Monchique e a Vicentina – Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste, que já dá corpo, há largos anos, ao ‘Centro de Apoio à Família e à Comunidade de Monchique’, cujas crianças apoiadas neste projeto, continuam nesta altura a ser acompanhadas no seu domicílio, quer através da via telefónica, quer pela Internet.

Esta linha de apoio agora criada é dinamizada por Psicólogos e outros técnicos com formação especializada para o efeito e poderá igualmente ser utilizada para disseminar informação e esclarecer a população sobre questões relacionadas com emprego, saúde, assim como outros apoios existentes, quer no concelho, quer por iniciativa do Governo ou outras entidades.

A Câmara Municipal de Monchique vai continuar a trabalhar em articulação e parceria com todas as Entidades públicas e privadas, implementando um trabalho árduo, próximo e contínuo, com o objetivo e a esperança de conseguir criar todas as condições para prevenir e controlar este vírus e, assim, proteger a população.

Particularmente nesta fase de desenvolvimento desta pandemia, é necessário e fundamental um esforço adicional de forma a auxiliarmos os mais vulneráveis, aqueles que se encontram em situação de risco, as crianças, os doentes e os mais idosos, mantendo-os em casa e procurando contribuir para a sua proteção, já que este desafiante momento nos apela à colaboração de todos, não somente no cumprimento das orientações da Direção Geral de Saúde, mas também na sinalização daqueles que possam estar mais vulneráveis e a carecer de algum tipo de acompanhamento/apoio por parte do Município, particularmente desta linha de apoio.

Categories: Monchique, Saúde