Nacional

O segredo da prevenção de constipações pode estar no seu nariz

Desde 2004 estudos evidenciam que a lavagem nasal diária pode prevenir constipações e alergias. Então, porque é que ainda não adquirimos este hábito?

Ao longo dos anos têm sido vários os estudos publicados que comprovam a eficácia da lavagem nasal diária na prevenção de alergias e constipações, como é o caso de um estudo sueco publicado na Revista Acta Oto-Laryngologica[1]. Também a Sociedade de Pediatria de São Paulo (Brasil), em 2017, reforçou a prática e incluiu ainda o seu papel significativo no tratamento das inflamações das vias aéreas superiores e, principalmente, na prevenção das mesmas.

Mas, se é assim tão importante, porque é que a lavagem nasal ainda não se tornou um hábito diário? Consciente da relevância desta prática, Neo-Sinefrina, marca especialista em descongestão nasal em todas as idades, traz o tema para a ordem do dia, ao lançar o Neo-Sinefrina Prevent.

Neo-Sinefrina Prevent é um spray de solução salina isotónica, com 9g/l de sais minerais, que limpa secreções, alergénios, vírus e bactérias para ajudar a proteger de constipações e a prevenir alergias. E por hidratar a mucosa nasal e não ter conservantes nem aditivos químicos, pode ser usada por toda a família: adultos, crianças e em bebés a partir dos 15 dias de vida.

O uso deste tipo de spray pode reduzir significativamente o número de dias com rinite, tendo efeitos consideráveis na saúde, especialmente durante o Inverno, quando as irritações, alergias e constipações são mais frequentes.

“O nosso nariz funciona como um filtro. E esse “filtro” pode facilmente acumular vírus, bactérias, alergénios, … Se prevenimos as rugas e as linhas de expressão com cremes, reforçamos o nosso sistema imunitário com vitaminas, por que não adquirimos um hábito tão simples como o de lavar o nariz diariamente, para ajudar a prevenir as alergias e constipações? O que Neo-Sinefrina Prevent procura é justamente normalizar esta prática, para que alcancemos um bem-estar ainda maior no dia-a-dia, seja inverno ou verão”, afirma Andreia Santos, Brand Manager de Neo-Sinefrina.

O estudo apresentado pela Revista Acta Oto-Laryngologica, por exemplo, foi realizado com  401 crianças[2] (entre 6-10 anos) com constipações ou resfriados sem complicações. Enquanto metade foi tratada com medicação, mas sem lavagem salina, a outra metade adicionou a lavagem diária ao tratamento. Após 12 semanas, apenas 22% das crianças que utilizaram a solução salina voltou a ficar doente, face a 53% das que apenas utilizaram algum medicamento.

O novo Neo-Sinefrina Prevent encontra-se disponível em farmácias e parafarmácias com o preço de venda recomendado de 11,99€.

Neo-Sinefrina Prevent é um dispositivo médico indicado para a higiene nasal. Não utilizar em crianças com 15 dias de vida ou menos. Manter fora da vista e do alcance das crianças. Ler cuidadosamente a rotulagem e as instruções de utilização.

[1] Hospital Boden Garrison, Boden, Suécia, Departamento de Ciências Clínicas, Otorrinolaringologia, Universidade Umea ̊, Umea ̊, Suécia e do 3Department of Otolaryngology, Sunderby Hospital, Lulea ̊, Suécia

[2] https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/18209140/

Categories: Nacional, Saúde