Albufeira

Apresentação do Movimento Independente “DESIDÉRIO POR ALBUFEIRA”

Desidério Silva

Decorreu hoje, dia 10 de Março, no Jardim Dr. Frutuoso da Silva, em Albufeira, a apresentação do Movimento Independente “Desidério Por Albufeira”, liderado pelo ex-autarca Desidério Silva, que formalizou assim a sua intenção de se candidatar nas próximas eleições autárquicas à Presidência da Câmara Municipal de Albufeira.

O Movimento contempla também as candidaturas aos restantes órgãos autárquicos do concelho (Assembleia Municipal, União de Freguesias de Albufeira e Olhos de Água e Freguesia de Ferreiras, Guia e Paderne). 

A apresentação, que decorreu em exclusivo para a comunicação social, onde o PlanetAlgarve marcou presença, conforme as normas da DGS.

Desidério Silva

Desidério Silva começou por sublinhar a experiência acumulada nos mandatos anteriores à frente da autarquia albufeirense e na presidência da RTA – Região de Turismo do Algarve, considerando: “Encontramo-nos hoje a viver uma realidade que nunca havíamos imaginado. Termos pela frente uma realidade completamente nova, onde é preciso nos adaptarmos e que sejamos resilientes. Uma realidade onde nos serão colocados novos desafios para melhorar a oferta turística, e desenvolver novos atrativos para quem nos visita (de modo a combater também a sazonalidade) mas, acima de tudo, criar um concelho mais atrativo e acolhedor para quem cá vive”.

Foi por isso que, nas palavras de Desidério Silva, “desenvolvemos um grande movimento de cidadãos e cidadãs independentes que não se revêm num partido político. Os partidos são importantes mas não são tudo. A nossa liberdade é reforçada a partir do momento em que nos deixam de impor e a partir do momento em que somos livres de escolher a nossa equipa. A responsabilidade, essa, será sempre enorme, perante o orgulho de poder servir a nossa população”, defendendo: “Vivemos uma nova realidade e todos nós podemos intervir de forma mais consciente e sem pressões. O rumo da nossa cidade não poderá estar apenas nas mãos do poder político. Melhorar e cuidar Albufeira está nas mãos das mulheres deste concelho, dos homens, dos jovens e dos menos jovens. Comigo, todos terão voz. Foi isto o que aprendi nos últimos anos”.

Desidério Silva

Na sua intervenção, Desidério Silva considerou ainda que “Albufeira precisa de uma dinâmica nova, de uma intervenção mais humana e solidária, necessita sobretudo de renovar e reinventar a sua oferta (turística e não só):  Mais Identidade, Mais Cultura, Mais e melhores espaços públicos, Mais vida para quem cá vive; Uma Albufeira mais atenta ao futuro, com uma visão estratégica e Global, que acompanhe o desenvolvimento de outros concelhos do Algarve”, defendendo “reforçar um concelho mais solidário entre o Mar e o Barrocal. Uma interligação total com todas as Juntas de Freguesia. Uma Albufeira onde todos se sintam integrados e tenham uma resposta rápida e séria a todos os seus problemas, sejam eles de que natureza forem”.

Por outro lado, o candidato independente à autarquia de Albufeira falou na necessidade de “rever todos os instrumentos de ordenamento do território (PDM, mas também os Planos de Urbanização e de Pormenor), de forma a criar mais condições para a Implementação de outras indústrias não poluentes e criação de investimentos com mais emprego”, considerando “a habitação e a fixação de residentes” uma das suas prioridades” para “uma Albufeira com outro rumo, uma Albufeira com outra dinâmica, uma Albufeira pensada com objetivos claros na qualidade, quer para os que cá estão, quer para quem nos visita. Uma Albufeira cuidada, verde, uma Albufeira formada, com cultura, uma Albufeira a aproveitar as novas tecnologias, o digital, uma Albufeira a reciclar, a reutilizar, ou seja, a dar o seu contributo no combate às alterações climáticas. Uma Albufeira a apostar no que é nosso, na nossa gastronomia, no nosso artesanato, na nossa agricultura, nas nossas Pescas, enfim, em tudo o que sabemos fazer muito bem”.

Desidério Silva

Ainda segundo Desidério Silva, “Albufeira necessita de uma intervenção, de um novo rumo que nos leve ao sucesso, a um futuro para os nossos jovens e criar todas as condições para que nada falte aos nossos idosos. Temos que implementar políticas de apoio para combater a sazonalidade, temos que criar novos atrativos turísticos na área do lazer, do desporto e da cultura, de forma a que não tenhamos só a praia para oferecer. Albufeira tem que ser dignificada e valorizada. Não podemos parar no tempo e deixá-la ficar para trás. Temos que nos orgulhar da nossa terra. Temos que ser competentes e ter ambição de sermos cada vez melhores. Com trabalho e dedicação e com todos, sem discriminação. As pessoas sentem e acreditam que pode haver uma nova dinâmica. Gente disponível, com formação e uma vontade inabalável de trabalhar por Albufeira no seu todo. Uma Albufeira independente, de todos para todos. Uma Albufeira que crie e se desenvolva num todo (Nós) e não no «Eu». Uma Albufeira que volte a recuperar a sua importância dinâmica e económica, não só do Algarve mas do país”.

Assim, “se querem uma nova e melhor Albufeira, vocês podem. Querem? Comigo, e connosco, podem. Estou convosco aqui, hoje e sempre! Albufeira é a minha vida, o meu coração, o meu sonho de paz e de futuro para todos. Por tudo isto, mas acima de tudo, Por Albufeira, anúncio que serei candidato à presidência da Câmara Municipal de Albufeira nas eleições autárquicas de Outubro deste ano. Foi, por isso, criado o movimento “Desidério – Por Albufeira” que está a constituir equipas para concorrer a todos os órgãos autárquicos do município: Câmara Municipal; Assembleia Municipal; União de Freguesias de Albufeira e Olhos de Água; Freguesia de Ferreiras; Freguesia da Guia; Freguesia de Paderne. O objetivo é claro: voltar a dar vida a Albufeira e colocá-la, de novo, na rota do desenvolvimento e da sustentabilidade”, concluiu.

Desidério – Por Albufeira é uma candidatura que pode ser seguida nas redes sociais associadas ao movimento.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categories: Albufeira