Faro

União de Freguesias de Faro obtém 1.º lugar do galardão Eco-Freguesias XXI

União das Freguesias obtém a melhor classificação a nível nacional, com um índice de 96,72 por cento

O Município de Faro congratula-se com a obtenção do 1.º lugar da União de Freguesias de Faro (Sé e São Pedro) no âmbito da 3.ª edição dos Galardões Eco-Freguesias XXI.

Com organização da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), a cerimónia de entrega do Galardão – que visa reconhecer e premiar as freguesias mais sustentáveis do País – aconteceu no passado dia 21 de junho, em Pombal, com apoio do Município local.

De um total de 111 candidaturas, a União das Freguesias de Faro foi a que obteve a melhor classificação a nível nacional, obtendo um índice de 96,72 por cento. Ao todo, foram avaliados os 10 indicadores, tendo esta Junta de Freguesia merecido especial destaque nos Espaços Públicos, Gestão Ambiental, Promoção da Economia Local, Serviços de Proximidade, Desenvolvimento Sociocultural, Promoção da Biodiversidade e Informação e Participação Pública.

Este galardão, um projeto da ABAE iniciado em 2014 – que visa trabalhar com as freguesias no sentido do desenvolvimento de eco-comunidades ou comunidades sustentáveis – foi avaliado por um júri composto por nove elementos pertencentes à Agência Portuguesa do Ambiente, a ONGAS e investigadores ligados a várias Universidades de todo o País.

Ao todo, as freguesias que atingiram os objetivos mínimos estabelecidos pelo projeto, ou seja, um índice igual ou superior a 50 por cento, são reconhecidos como Eco-Freguesia XXI e receberem uma Bandeira Verde, como símbolo do caminho do caminho percorrido no sentido da sustentabilidade.

O Município considera que este reconhecimento é um orgulho para Faro e para os farenses, sendo o corolário de um conjunto de medidas que têm sido implementadas pela União das Freguesias, que muito tem feito para incrementar a qualidade de vida no nosso território, articulando dimensões fundamentais para a sustentabilidade da nossa comunidade como o meio-ambiente, os espaços verdes, a sustentabilidade e a proteção do património e da identidade histórica do nosso concelho, endereçando por isso congratulações ao Presidente da UF e demais membros do Executivo, bem como a todos os funcionários da autarquia que concorreram para a obtenção deste êxito.

Categories: Faro