Algarve

ALGARVE | A Rua da Europa celebra primeiro aniversário e já acolheu muitos jovens e projetos inspiradores

Onde fica a Rua da Europa?

No ano em que assinala 20 anos desde a sua fundação, a RUA FM acolheu uma rubrica que, ao longo de cerca de seis minutos, nos permite percorrer uma RUA bastante movimentada, multicultural e inclusiva que fala de uma EUROPA que é de todos e para todos.

Semanalmente, às segundas-feiras às 08h45, com repetição às 18h45, a Rua da Europa tem transmissão regular na RUA FM – Rádio Universitária do Algarve. A celebrar o primeiro aniversário e a 50.ª edição, quem a escuta é levado a passear por uma rua muito especial.

É uma viagem pela diversidade cultural e linguística da Europa – através do «SpeakCorner», mas é também uma viagem de encontros, com jovens e projetos inspiradores – através dos «Destaques» em modelo de entrevista.

N´A Rua da Europa há espaço também para informar e convidar à reflexão sobre o projeto europeu – com as notícias «Breves» e o «Sabias que?!».

O objetivo do programa, que se desenvolveu e amadureceu durante o Ano Europeu da Juventude 2022, passa por dar voz aos jovens que estão na região ou são daqui oriundos, convidando-os à participação ativa na construção do projeto europeu.

Por essa razão, o alinhamento mensal dos programas tenta acompanhar as iniciativas e projetos mais relevantes, para os jovens entre os 17 e os 35 anos, a nível europeu (Erasmus + e outros), mas também a nível regional e transfronteiriço: comemoração de efemérides, semanas europeias, eventos, oportunidades de voluntariado, estágio ou emprego, entre outros.

Equipa conta com 10 voluntários

Semanalmente, na preparação, gravação e edição da rubrica estão atualmente 10 voluntários (que sucederam aos 6 primeiros) sempre prontos para os mais variados desafios. Uma equipa intergeracional (maioritariamente com idade inferior a 35 anos), diversa quanto ao género e interdisciplinar: um antigo aluno da ETIC Algarve, uma estudante da Escola Secundária Tomas Cabreira, estudantes de Comunicação da Universidade do Algarve, uma jornalista, um jovem cientista da equipa do Centro de Ciência Viva do Algarve (CCValg), duas jovens empresárias e duas colegas das redes europeias CDE e EuropeDirect.

Nesta RUA tão especial há sempre espaço para mais um: na edição de som, locução, entrevistas, produção de textos ou comunicação ou contribuindo de alguma outra forma para o projeto. Todos são bem-vindos!

Contactos: europedirect@ccdr-alg.pt ou cde@ualg.pt, ou redeMOVEalgarve@gmail.com.

Em 2023, o Ano Europeu das Competências será o tema de destaque e estão também previstas algumas novidades, sobretudo para maio, conhecido como o «Mês da Europa»!

A rubrica «A Rua da Europa» é uma iniciativa do Centro de Documentação Europeia da Universidade do Algarve e do Europe Direct Algarve, acolhido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) da Região do Algarve, com a parceria da Rede MOVE Algarve e o apoio imprescindível da RUA FM – Rádio Universitária do Algarve.

Categorias:Algarve, Europa