AGENDA

ALBUFEIRA | “Dança Pela Paz” no Polidesportivo de Olhos de Água

No próximo dia 21 de janeiro (sábado), o Município de Albufeira associa-se às celebrações do Dia Mundial da Paz, comemorado anualmente a 1 de janeiro, dia de Ano Novo, com uma “Dança Pela Paz”, a realizar no Pavilhão Polidesportivo de Olhos de Água, a partir das 10h00. A iniciativa, integrada no âmbito do Projeto SER, nomeadamente do “Programa Ser Família”, destina-se a crianças a partir dos 6 anos, bem como aos pais e encarregados de educação. As inscrições devem ser efetuadas por email: projeto.ser@cm-albufeira.pt. Para mais informações ligar para os telefones: 289 598 884| 289 246 994.  

Para além de uma manhã divertida com o intuito de juntar as famílias, o Município de Albufeira pretende, “através da dança, promover uma reflexão sobre a Paz no Mundo, nomeadamente sobre os principais problemas da atualidade que põem em causa este desiderato, com destaque para as questões ligadas à emigração e aos refugiados, a solidariedade, a pobreza, a violência e os conflitos internacionais”, sublinha José Carlos Rolo. O presidente da Câmara Municipal de Albufeira destaca a importância de se trabalharem estes temas desde cedo, logo a partir dos primeiros anos de escolaridade, “para que as novas gerações valorizem e contribuam para a criação de um mundo melhor”.

A manhã do próximo sábado vai ser de alegria e de boa disposição, com a dança a juntar diferentes gerações em torno de um objetivo comum “celebrar a Paz no Mundo”. Trata-se de um momento dedicado à cidadania ativa, onde o bem-estar, a calma e o equilíbrio irão estar sempre presentes. A atividade encerra com um momento de relaxamento.

Inicialmente chamado “Dia da Paz”, a celebração foi criada pelo Papa Paulo VI em dezembro de 1967. A partir de então, todos os anos, o primeiro dia do ano passou-se a celebrar o “Dia Mundial da Paz”.

Todos os anos, no Dia Mundial da Paz, o papa elege um tema para passar uma mensagem especial ao mundo. Este Ano, o Papa Francisco escolheu o tema “Educação, trabalho, diálogo entre gerações: instrumentos para a construção de uma paz duradoura” para assinalar a efeméride.

Na sua mensagem do dia 8 de Dezembro de 2021, o Papa Francisco lançou o seguinte apelo “Aos governantes e a quantos têm responsabilidades políticas e sociais, aos pastores e aos animadores das comunidades eclesiais, bem como a todos os homens e mulheres de boa vontade, faço apelo para caminharmos, juntos, por estas três estradas: o diálogo entre as gerações, a educação e o trabalho. Com coragem e criatividade. Oxalá sejam cada vez mais numerosas as pessoas que, sem fazer rumor, com humildade e tenacidade, se tornam dia a dia artesãs de paz. E que sempre as preceda e acompanhe a bênção do Deus da paz!”.

Categorias:AGENDA, Albufeira