AGENDA

Quarteira já celebra o Dia do Pescador – Petiscos do Pescador | Dia 1 (95 fotos)

As festividades do Dia do Pescador – Petiscos do Pescador arrancaram hoje, dia 29 de maio, com muita animação musical na Praça do Mar. Ao fim da tarde, Nestor e Nuno – que estarão no local durante os três dias do programa – animaram o recinto com música para dançar. À noite, subiu ao palco o projeto Domingos & Amigos, liderado por Domingos Caetano, da popular banda algarvia Íris.

Paralelamente, junto à Galeria de Arte Praça do Mar, elementos do Cantinho da Amizade, trajadas a rigor e com um pequeno museu de adereços, recordam a realidade piscatória de outros tempos.

Sábado, 30 de maio

Amanhã, sábado, dia 30, a partir das 18h00, na Praia de Quarteira, tem lugar a tradicional lavada ou arte de arrastar para terra, um dos atrativos desta festa. Neste quadro ímpar e típico desta antiga vila piscatória, a população é convidada a participar no “puxar a rede” para terra onde se pode ver a riqueza que ainda se encontra nas águas que banham Quarteira, através da quantidade e qualidade do pescado que, ano após ano, é capturado. Esta iniciativa tornou-se, ao longo dos anos, um atrativo para os muitos turistas que já se encontram no Algarve neste período do ano.

Segue-se uma Noite de Fados, a partir das 21h30, com os fadistas Teresa Viola e Pedro Viola.

Domingo, 31 de maio

No próximo domingo, 31 de maio, a cidade de Quarteira e a sua comunidade piscatória assinalam mais um Dia do Pescador. Numa parceria entre a Quarpesca – Associação de Armadores Pescadores de Quarteira, Câmara Municipal de Loulé e Junta de Freguesia de Quarteira, decorre um programa de atividades cujo ponto alto é a tradicional lavada com a participação de pescadores e público em geral.

No encerramento das celebrações, no domingo, 31 de maio, pelas 21h30, Augusto Canário e Amigos vão animar a Praça do Mar.

A gastronomia é outra das vertentes da festa e, durante três dias, os visitantes podem saborear algumas iguarias confecionadas pelas famílias de pescadores de Quarteira nos “Petiscos do Pescador”.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categories: AGENDA, Quarteira

2 replies »

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.