AGENDA

QUARTEIRA | Polvo é rei em semana gastronómica e cultural

A Semana do Polvo começa já no próximo sábado, 30 de setembro, na freguesia de Quarteira. A inauguração de duas exposições e o almoço de abertura do certame marcam o arranque desta iniciativa, que vai para a segunda edição. Mas há mais.

Dezenas de restaurantes aderentes da Semana do Polvo 2017 irão, de 30 de setembro a 8 de outubro, confecionar o molusco dos oito tentáculos das mais variadas formas. Os pratos são todos diferentes e não se repetem entre os estabelecimentos aderentes. Haverá desde os mais tradicionais e conhecidos, até às criações culinárias especialmente concebidas para o certame. A variedade da oferta é, portanto, vasta e promete agradar os paladares mais ousados. A lista de estabelecimentos e respetivos pratos estão publicados na página da Associação de Empresários de Quarteira e Vilamoura, entidade organizadora do certame, em www.aeqv.pt

Refira-se que os restaurantes disponibilizam, durante este período, um menu com sobremesa e café, por um preço recomendado de 15€.

Haverá ainda um concurso entre as casas que participam no certame, para apurar a melhor receita. O júri, constituído pelo empresário da restauração Alberto Beatriz Afonso, pelo chefe Carlos Silva do grupo Vila Galé e pelo professor e formador André Rodrigues irão degustar todos os pratos a concurso e avaliar de acordo com os parâmetros estabelecidos. Também os clientes que procurarem os menus de polvo terão voto na matéria e cada prova dará direito a um boletim de votação. No final, o vencedor será apurado com os votos conjuntos, na razão de 70%-30%.

Apesar de a mostra gastronómica começar no sábado, dia 30, as iniciativas que visam assinalar a segunda edição do certame arrancam logo no dia 28, com a inauguração da exposição de esculturas de polvos, às 11h30, no Passeio da Marina de Vilamoura. Este ano, as seniores da Academia do Saber, em Quarteira, foram convidadas a dar asas à sua criatividade e a partir dos mais diversos materiais, com primazia para o material reciclado, preparar criações originais sobre o tema “Polvo de Quarteira, o melhor polvo do mundo”. O resultado final estará patente ao público a partir do próximo dia 28 de outubro, no espaço nobre da Marina de Vilamoura.

Logo no dia seguinte, a 29 de outubro, no mesmo horário, tem lugar a inauguração da exposição de trabalhos de fotografia. As alunas do curso de fotografia da Escola Secundária Dra Laura Ayres foram desafiadas a fotografar o molusco cefalópode, reconhecendo que é um animal de grande potencialidade e versatilidade. Os 10 melhores trabalhos ficarão expostos até dia 8 de outubro. O conceito da exposição pretende aproximar as pessoas da arte visual e será instalada na Rua Vasco da Gama, em Quarteira. Refira-se que o vencedor será contemplado com 100 euros e haverá ainda prémios para o segundo e terceiro premiado.

No dia 30 decorre o almoço de abertura da Semana do Polvo, às 12h30, na cantina da Escola Secundária Dra Laura Ayres. A população foi convidada a participar e irá cozinhar para as entidades parceiras do certame, que irão escolher a receita mais apetitosa. Será, também, a segunda edição do Concurso de Receitas, cujo vencedor será galardoado com um prémio monetário de 150€.

No almoço está prevista a apresentação integral do evento, com intervenções de alguns parceiros. Desidério Silva, Presidente da Região de Turismo do Algarve, Teresa Coelho, Presidente do Conselho de Administração da Docapesca, Fátima Catarina, Presidente do Conselho de Administração da Inframoura já confirmaram a presença na iniciativa, a quem se junta Telmo Pinto, Presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Florbela Soares, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera e o representante da entidade organizadora, João Guerreiro, da AEQV. Estará ainda presente um representante da empresa Gelgarve, que este ano associa-se à iniciativa como fornecedor oficial do polvo do Algarve aos restaurantes aderentes. Pescadores da comunidade local e empresários também estarão representados.

Fazem ainda parte do cardápio a realização de dois show cookings, com a participação de conceituados chefes da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve.

No dia 5 de outubro, o chef José Domingos irá mostrar a arte de cozinhar ao vivo, num espetáculo em que o polvo volta a ser o ingrediente principal e onde o público poderá degustar os pratos elaborados. Está agendado para dia 05 de Outubro, às 09h30, em frente ao mercado de Quarteira. Paralelamente, irá decorrer uma campanha de sensibilização de consumo de polvo, iniciativa esta que conta com a colaboração e parceria da Docapesca.

No dia 07, sábado, quem assume o comando do show cooking é o chef Abílio Guerreiro, mas desta vez em Vilamoura, às 10h00. A este momento associam-se os vinhos Casa Santa Vitória, do grupo Vila Galé, que também estarão em degustação.

Ainda na vertente cultural da Semana do Polvo, há a assinalar a realização de dois espetáculos.

Na sexta-feira, dia 6, o Rancho Infantil-Juvenil de Loulé invade o Passeio da Marina de Vilamoura, a partir das 21h00, para uma atuação onde irão demonstrar as tradições e costumes populares através da dança e da música, pelos mais novos.

No dia seguinte, a 7 de outubro, são os mais velhos que sobem ao palco, em Quarteira, na Rua Vasco da Gama. A Tuna Académica da Academia do Saber vai dar música à população, a partir das 21h00.

A Semana do Polvo pretende promover o património gastronómico da região, contribuir para a economia local através do estímulo ao consumo e divulgar projetos que promovam o sector das pescas, das entidades organizadoras e entidades parceiras.

São parceiros da edição de 2017 as seguintes entidades: Região de Turismo do Algarve, Câmara Municipal de Loulé, Junta de Freguesia de Quarteira, IPMA, Docapesca, ESLA, Inframoura, Vilamoura World e o Jornal Barlavento.

Categorias:AGENDA, Quarteira

1 reply »